A felicidade é uma escolha

felicidade_p

Com toda a certeza, você, assim como eu, já ouviu várias pessoas, algumas com uma considerável bagagem até, dizer que: “Não existe felicidade plena, apenas pequenos momentos felizes, que colecionamos ao longo de nossas vidas.”

Esta sentença seria um alívio, àquelas pessoas que consideram a felicidade como algo surreal, uma utopia, a qual passamos a vida inteira perseguindo sem ter nenhuma certeza se desfrutaremos do pote de ouro (a felicidade), ao fim do arco-íris. Baseado na ideia de momentos felizes, possuiríamos ao longo da vida lampejos dessa tal felicidade que nos levaria ao êxtase por um momento, até a volta da normalidade. Mas o que seria a normalidade? A apatia? A tristeza, num contraponto a felicidade? Consideremos então a tristeza, pois não sei quanto ao resto do mundo, mais sou mais a tristeza, que é um sentimento real e palpável e que pode ser trabalhado, do que a apatia.

Perceba então, que algo que parece complexo, como o grande dilema humano da busca da felicidade pode ser então simplificado da seguinte forma: Se só existem momentos felizes e, fora isso seguimos nossas vidas, hora vivenciando tristezas, hora apaticamente vivendo, não é válido supor que a contrário senso, também seria verdade que: A tristeza não existe, e sim momentos tristes, pois, excluindo a apatia (fora com ela!), somos felizes, essa felicidade momentaneamente se interrompe, porém em nossa vida é uma constante.

A felicidade é uma escolha

A felicidade é uma escolha

Tente esse exercício, isso mesmo, faça de sua vida um exercício de felicidade, enumere razões pelas quais você é uma pessoa muito feliz: Tem um teto sobre sua cabeça, não está passando fome, não possui nenhuma doença terminal, tem pessoas que o amam… São tantos motivos! Perceba que talvez hoje, você se aborreceu no trabalho e isso foi um momento ruim, mais você tem um trabalho, então você é feliz. Entregue sua vida ao exercício da felicidade, escolha a felicidade como constante em sua vida, não a tristeza, não a apatia. Escolha, pois você tem esse poder, pois a vida é o que você pensa que ela é, e a felicidade existe se você assim acreditar.

Finalizo, com um trecho de uma música que muito aprecio, de um compositor que amo, pela poesia e simplicidade de suas letras.

“…Com força e com vontade

A felicidade há de se espalhar

Com toda intensidade

(…)

Há de mudar os homens

Antes que a chama apague

Antes que a fé se acabe

Antes que seja tarde…”

(Ivan Lins/Vitor Martins)

Meu nome é Talita Vulcão, e eu escolhi a felicidade, faça essa escolha você também!


Talita Vulcão

Talita Vulcão

Talita Maciel Vulcão, é advogada, funcionária pública concursanda em busca de um salário maior, feliz. Cheia de projetos, com dificuldade de organizar seu tempo em meio a tantos papéis como toda mulher, exigente ao extremo, dura sem perder a ternura (chora com propaganda de ração de cachorro), mais acima de tudo quer um mundo melhor e mais justo para todos, é nisso que ela acredita, assim como que essa conquista depende de cada um de nós.

More Posts - Website

Você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu próprio site.

6 Respostas para “A felicidade é uma escolha”

  1. Carol says:

    Mesmo até que eu tenha uma doença terminal, serei feliz pela oportunidade de saber e se não tiver tido tempo, fazer esse tempo acontecer para agradecer uma oportunidade a alguem ou mesmo e somente contemplar o meu filhote e dizer que me orgulho dele a cada dia

  2. luanderson caldas says:

    pow talita, bem legal ultimamente estive pensando que as vezes por nos decepcionar amadurecemos muito, e a prendemos que nem todas as decepçaoes
    sao ruin os problemas fazen nossas vidas dar sentido e acreditar
    que a vida reserva algo melhor para nóis e entao é em sima dessa luta
    que adiquirimos a felicidade.
    A.M.O.R. E .E.M.P.A.T.I.A.a todos do blog
    fica com deus

    • É muito bom saber que nossas ideias são apreciadas e proveitosas para as pessoas, obrigada por ler e comentar o texto. Quanto a seu comentário, é isso mesmo, também acho que toda experiência é válida e pode trazer amadurecimento. Um forte abraço.

  3. luanderson caldas says:

    obrigada voce,olha hoje ñ tenho muita coisa a comentar mais queria a gradecer ao pessoau do blog. esses textos ten mim ajudado bastante a refletir sobre os trantornos que passamos na vida por conta de ñ querermos
    amadurecer ou ter nos escondido em algum lugar dentro de si

    um abraço fica com deus

  4. SANDRA says:

    OLHA, ULTIMAMENTE EU TENHO PENSADO TANTO A RESPEITO, PORQUE TENHO VISTO MUITOS PONTOS POSITIVOS NA MINHA VIDA E CHEGO A ME PERGUNTAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO, ME SINTO FELIZ, UMA FELICIDADE QUE ME DÁ ATÉ MEDO..SRRSRS
    MAS ACHO Q É O RESULTADO DAS MINHAS LEITURAS, TENHO PROCURADO LER LIVROS DE NOS ENSINAM A PENSAR POSITIVO, VER O LADO BOM DAS COISAS, AGRADECER A DEUS POR TUDO QUE TEMOS E IR EM BUSCA DO QUE QUEREMOS, ETC..E FAZENDO UMA RETROSPECTIVA NA MINHA VIDA, PUXA VIDA, ACHO QUE TENHO QUASE TUDO Q SEMPRE IDEALIZEI TER…..AQUELE GRANDE AMOR AINDA NÃO VEIO, MAS QUEM SABE NÉ, AINDA TENHO BASTANTE TEMPO ( 53 ANOS)…
    BJSS…E SIGA EM FRENTE COM ESTE PROPÓSITO: SER FELIZ

Deixe uma resposta

Powered by WordPress | Designed by: All Premium Themes Online. | Thanks to Top Bank Free Premium WordPress Themes, wordpress themes 2012 and Premium Themes